segunda-feira, 3 de março de 2008

Pressão X Precisão

Pressão X Precisão


Pressão X Precisão

Luiz Gabriel Lopes

Muitas vezes o que pesa mais na escolha do atirador na hora de comprar um equipamento novo, é a potencia. O fato é que ninguém quer uma arma fraca. Mesmo os atiradores mais experientes possuem uma queda pela potencia excessiva.

Acontece, que nem sempre a potencia anda lado a lado com a precisão.

Temos uma série de fatores que provam esta teoria, e neste artigo descreverei alguns deles.

Um chumbinho no formato Diabolô não é o projétil mais aerodinâmico que existe. Na verdade, ele não chega nem perto disso. Este tipo de projétil foi projetado para velocidades subsônicas, e só consegue seus melhores resultados em velocidades BEM abaixo das consideradas ideais por muitas pessoas.

As armas atuais são feitas baseando-se no que o mercado pede, e atualmente, o mercado pede potência. Claro que conseguimos precisão até um certo ponto. Mas, nada de abusos.

Escuto muita gente falar da desejada Hunter 1250, como se ela fosse a "Ferrari" das armas de ar. Quem diz isso não diz porque ela tem alguma qualidade em especial. Não diz porque ela é simplesmente bonita. Quem chama ela de "Ferrari" diz isso pela sua imbatível velocidade. Ela de fato é uma das carabinas mais potentes da sua categoria (pistão / mola), mas nem tudo são flores.

Se um dia você tiver a oportunidade de disparar uma dessas, o faça com diversos tipos de munições de primeira qualidade e pesos variados, e você logo verá que ela SOMENTE conseguirá agrupamentos razoáveis com as munições mais pesadas.

Agora, você me pergunta o porque desse efeito. Isso se dá por um fator simples. Quanto mais pesado o projétil, menor será a sua velocidade, e como eu já havia dito no começo desta matéria, o formato Diabolô só se sai bem em velocidades subsônicas.

Quando você dispara um projétil de qualquer natureza a uma velocidade acima da velocidade do som, um verdadeiro "efeito dominó" acontece. Um projétil super-sônico tende a perder velocidade mais rapidamente que um subsônico, e este é o motivo dos projéteis de fuzil terem aquele formato pontiagudo, que possui melhores características de vôo em altas velocidades.

Acontece que com o chumbinho é diferente. Vamos analisar um tiro super-sônico:

Quando o projétil é disparado, ele recebe turbulência pois ultrapassou a velocidade do som. Ele voa alguns metros ainda dentro da velocidade do som, recebendo mais turbulência por não ser projetado para tal velocidade. Após alguns metros assim, ele volta para a velocidade subsônica, e novamente, recebe turbulência por isso.

Dizendo de maneira simples: Turbulência no disparo, Turbulência no vôo, Turbulência ao voltar para velocidades subsônicas. Parabéns! Você errou o alvo!

Como evitar este efeito? Bom, é só voltar algumas linhas acima, onde eu digo que isto pode ser evitado usando-se munição pesada.

Esquecendo o caso da Hunter 1250, vamos ainda falar de armas da Gamo. A maioria dos modelos da Gamo tem velocidades por volta do 300 m/s. Esta velocidade é um tanto alta, pois quanto mais perto da velocidade do som (340 m/s), mais turbulência o projétil recebe. Mais uma vez, para evitar este efeito, deve-se usar munição pesada.

Uma arma da Gamo que na minha opinião tem uma velocidade inicial boa, é a CF30. Na verdade, a sua velocidade é um pouco alta ainda, sendo de 290m/s quando o ideal é 270m/s para um tiro forte, com alcance bom e preciso.

A velocidade inicial das carabina para tiro Olímpico (10 metros) rodam por volta dos 120 m/s até os 210 m/s dependendo da munição.

De fato, ninguém que goste de tiro-a-lata quer uma arma com uma velocidades dessas, mesmo porque em nosso mercado nenhuma arma longa possui uma velocidade tão baixa. E ainda por cima, uma velocidades baixam te deixam preso a uma distância máxima de 10 metros para um tiro preciso. Como já disse acima, a velocidade "ideal" para distancias maiores, é 900fps (270 m/s).

Este assunto é bastante falado, e eu não disponho de conhecimentos suficientes para aborda-lo de maneira completa. A este ponto, o leitor viciado em potência já deve estar me xingando :-)

Armas potentes não são nem um pouco ruins, muito pelo contrário.

Voltando ao exemplo da Hunter 1250. Com munição PESADA nela (11 grains), um amigo meu consegue agrupamentos dignos de armas de fogo circular a 80 metros. Duvido que com os 900 fps "ideais" que eu disse acima, se consiga reproduzir estes resultados.

Agora, falando em nível de Brasil. No nosso mercado a munição mais pesada em calibre 4.5mm é a Gamo Hunter com os seus 8,2grains. 8 grains é bom, mas não é pesado o suficiente para conseguir baixar a velocidade do projétil numa arma como a Diana Magnum350 ou a Hunter1250. O fato é que nosso mercado não tem munição para armas tão potentes, deixando o atirador em uma posição ruim.

Espero que esta matéria ajude o atirador "power oriented" a fazer sua próxima escolha de equipamentos. Que fique claro, que em momento algum eu disse que armas potentes são ruins. O que eu quero dizer é que não temos munição para elas em nosso mercado.


0 comentários: