segunda-feira, 3 de março de 2008

Lunetas e miras em geral

Lunetas e miras em geral


Lunetas e miras em geral

Luiz Gabriel Lopes

Nesta matéria estarei falando um pouco sobre as miras em geral. Falarei de lunetas, red-dots, miras laser, colimadores e miras abertas ou miras metálicas.

Lunetas

São as miras mais comuns depois das miras abertas. Uma luneta, como o nome já diz, é basicamente uma luneta comum, com suas lentes e valores de ampliação, porém nas lunetas para pontaria, temos a adição da retícula, que nada mais é que o "+" da mira, e a adição dos parafusos de regulagem.

O tipo mais comum de luneta que podemos encontrar no Brasil é a RimFire (ou Fogo Circular) 4x20mm. Esta luneta leva este nome, porque não é um equipamento feito especialmente para armas de ar, ao contrário do que a maioria pensa. Elas são feitas para serem usadas em rifles de fogo circular (.22LR, .17HMR, etc etc) e TAMBÉM em armas de ar.

Atualmente, apenas dois modelos de lunetas são vendidos em nosso mercado para o usuário civil, que são a 4x32mm e a 4x20mm.

Antes do Estatuto(Estaburro) do Desarmamento, tínhamos em nosso mercado mais dois modelos como opções, sendo o 3~7x20mm, que tinha zoom ajustável entre 3 e 7 vezes (3, 4, 5, 6 e 7), com lentes de 20mm, e o 3~9x32mm, que tinha zoom ajustável de 3 a 9 vezes, com lentes de 32mm. Agora com a nova lei, estas lunetas podem ser vendidas e usadas apenas por Atiradores / Caçadores / Colecionadores com CR no Exército. Uma pena, pois este é um tipo de equipamento que por si só, não causa riscos a ninguém, e por outro lado, também não pode ser montado em armas de fogo de calibre alto (ou mesmo baixo), pois se quebrariam após poucos tiros, devido ao forte recuo destas armas. Estas são lunetas apenas para armas de Fogo Circular e armas de Ar Comprimido.

Vale lembrar que não é impossível de se adaptar uma destas numa arma de fogo, mas como já foi dito, estas miras não foram projetadas para agüentar as vibrações e pancadas do recuo destas armas.

A visada com uma luneta, é o tipo de visada mais instintiva que existe. Apenas coloque o meio da retícula em cima do alvo e dispare.

Falando em retículas, existem diversos modelos e desenhos diferentes, mas o mais comum é o tipo cruz ou crosshair.

Temos ainda as retículas iluminadas, para tiros noturnos, as retículas MilDot, as Retículas Européias, e dezenas de outros desenhos de retículas feitos sob encomenda. Seguem alguns exemplos:

30/30

crosshair (cruz)

retícula européia

mil-dot

Algumas lunetas não são vendidas com os anéis de fixação, que devem ser comprador a parte. Em nosso mercado anêmico, encontramos apenas anéis de duas peças, que dependendo da arma em que são montados, podem se soltar facilmente ou não absorver o impacto do recuo tão bem, diminuindo a vida útil da luneta. Alguns mounts em peça única, possuem inclusive opções de regulagem de luneta no próprio mount, possibilitando assim uma regulagem rápida, e sem a necessidade de ferramentas e chaves de fenda.

Anéis para fixação de duas peças, facilmente encontrado em lojas de caça e pesca.

Mount para lunetas em peça única. Item raro de ser encontrado, e nem sempre barato.

Red Dots

São miras sem ampliação, que funcionam como substitutas das miras metálicas das armas. Nestes equipamentos, o ponto de mira é um ponto vermelho iluminado, que deve ser colocado em cima do alvo. Este ponto pode ser totalmente regulado.

Normalmente as miras RD (Red Dot) já vem com as garras necessárias para sua fixação em sua carabina ou pistola. Elas devem ser fixadas no mesmo trilho destinado as lunetas.

A grande vantagem das miras RD em cima de outros tipos de miras, é a facilidade e agilidade de visada, facilitando a vida do atirador.

Ponto de mira de um Red Dot.

Miras Laser

Um dos tipos de miras mais comuns no exterior, e sem dúvidas o mais famoso para armas curtas. No mercado externo, a quantidade de modelos é absurda, assim como os preços baixos. Infelizmente o atirador brasileiro não pode ter acesso a este tipo de equipamento, pois ele é considerado de uso restrito. Nem mesmo os colecionadores podem ter miras Laser. Apenas forças policiais e as Forças Armadas podem se utilizar destas miras. A pena para quem é pego com uma mira laser, é a mesma para quem é pego com um supressor de ruído (silenciador).

A grande vantagem desta mira é a possibilidade de se atirar sem ter que estar necessariamente com a arma na altura dos olhos, permitindo assim o atirador de não precisar alinhar as miras antes do disparo. Apenas coloque o laser em cima do alvo, e dispare.

Miras Abertas

Miras abertas ou metálicas são as miras padrão de qualquer arma. São miras sem segredo. Apenas alinhe a massa de mira com a alça, e dispare. Um fato curioso é que muitas armas no exterior não possuem as miras abertas instaladas de fábricas, pois são equipamentos desenhados para serem utilizados apenas com lunetas ou miras RD. A GRANDE maioria das armas para Field Target não vem de fábrica com miras abertas.

A variação de formatos é grande de fabricante para fabricante. Algumas são em rampa, algumas alça de mira em formato de diótropo, algumas possuem fibras ópticas para facilitar o alinhamento, etc etc etc... Das armas vendidas em nosso mercado, as que possuem as mais avançadas miras são as Gamo, pois elas já vem de fábrica com fibras ópticas instaladas.

Colimadores

Colimadores são acessórios para se regular as miras que podem ser muito úteis em alguns casos. Eles são geralmente um laser colocado na frente de uma vareta que se encaixa ao cano, projetando o laser em uma linha reta paralela com o cano até o alvo, possibilitando assim regular sua luneta ou RD sem desperdiçar muita munição. O fato é que com um colimador, você nunca regula sua mira "exatamente". O ponto de impacto sempre vai variar um pouco de onde o laser acusou. A regulagem fina é sempre necessária quando usamos colimadores.

Para as armas de ar, um colimador é um acessório sem muita utilidade, visto o preço dos chumbinhos ser MUITO abaixo do preço das munição para armas de fogo. Nas armas de fogo com lunetas, os colimadores são ferramentas essenciais para a regulagem das miras, pois muitas vezes um único cartucho custa caro demais para ser desperdiçado, principalmente em armas de grande calibre, pois estas munições custam mais caro ainda, o que faz o gasto com um colimador ser coberto com a economia de tiros em pouco tempo.

Colimador Laser instalado no cano de um rifle

Este é o modo certo de se fazer a visada com as miras abertas. Não coloque a massa de mira em cima do alvo. O local que deve ser acertado é exatamente em cima da massa de mira. Deve-se alinhar a massa de mira com a alça de mira perfeitamente para se conseguir um tiro preciso.

Em ambos os casos, lunetas ou RD, o processo de visada é bem mais simples do que com as miras abertas. Como já foi dito, apenas coloque o ponto ou retícula em cima do alvo.

0 comentários: